Agentes participaram do I Curso de Noções Básicas de Proteção de Autoridades
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou, na manhã desta quarta-feira, 08 de maio, a Solenidade de Formatura do I Curso de Noções Básicas de Proteção de Autoridades, para Agentes de Segurança da Justiça Federal no Ceará (JFCE).
CERIMÔNIA – Prestigiaram o evento, o Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, o Vice-Diretor Foro, Juiz Federal Bruno Leonardo Câmara Carrá e o Diretor da Secretaria Administrativa da JFCE, Antônio Carlos Marques. A Solenidade foi presidida pelo Cel PM Roosevelt Alencar, Diretor-Geral da AESP, acompanhado da Coordenadora Geral de Ensino e Instrução da Academia, Jeovânia Holanda.
O Supervisor da Seção de Segurança e Transportes da JFCE, Luiz Antônio de Aquino Santos, em nome dos agentes, falou sobre a qualidade deste processo de capacitação. “O Curso foi muito completo, contribuiu de forma eficaz para nossa formação como agentes de segurança federais. Gostaria de agradecer a Academia, ao corpo docente, todos muito atentos e se mostraram muito preparados”, afirmou.
O Diretor do Foro da JFCE, Leonardo Resende Martins, destacou que o postulado fundamental da Justiça Federal é que os juízes trabalhem com independência e sem medo de retaliações ou receio de influências. Ele agradeceu o apoio da Academia para reforçar a segurança dos magistrados. “Por reconhecermos este aspecto fundamental da segurança dos nossos magistrados e também dos próprios agentes, iniciamos um série de tentativas para criar uma estrutura adequada e fomos orientados pelo próprio Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Francisco José Bezerra, a procurarmos esta Academia. E aqui sempre fomos muito bem atendidos e recebemos um ‘feedback’ muito positivo de nossos agentes em relação ao Curso, que foi voltado a capacitar e a ampliar as competências deles”, afirmou.
O Juiz Federal também destacou a importância da parceria entre os órgãos dos poderes Federais e Estaduais na questão da Segurança Pública. “Acredito que as Instituições devem trabalhar irmanadas. Se temos no Governo esta estrutura de integração à nossa disposição, ela tem de ser aproveitada. Nós da Justiça e as Forças, temos de caminhar em busca de atingir o objetivo em comum, que é a Segurança. Precisamos nos articular coordenadamente para cumprir nossas missões institucionais. Queremos que a Justiça Federal também possa contribuir para o sucesso desta magnífica Academia, por meio da expertise de nossos magistrados. Temos muitos professores de renome que podem ajudar na formação do público-alvo da AESP”, completou.
O Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, reforçou a idéia de que é um dos compromissos institucionais da Academia a integração com outros Órgãos. “Se quisermos vencer a violência, temos de nos integrar, o que não significa apenas nos juntar. Integração significa que temos de unir nossas forças e nosso conhecimento. Também temos muito o que aprender com a Justiça Federal. Fico grato pelo retorno dos discentes. Isso nos dá uma maior responsabilidade para fazermos um segundo curso ainda melhor. E estaremos sempre abertos às sugestões, aos comentários e ao apoio de todos vocês”, agradeceu o Diretor.
CURSO – Cinqüenta agentes de segurança judiciária federal participaram do Curso. O objetivo foi promover o desenvolvimento e a qualificação dos agentes de segurança da JFCE, visando à proteção dos magistrados, demais servidores e aos que se dirigem ao Foro, Seções e Subseções da JFCE.
A carga-horária foi de 40 horas/aula. Os agentes participaram de aulas práticas e teóricas das disciplinas de Aspectos legais de proteção de autoridades, Noções de defesa pessoal com e sem armas, Noções de segurança de instalações, Noções de direção ofensiva e defensiva, Noções de escolta a pé e motorizada, Noções de planejamento de segurança de autoridades e Manuseio de armas letais e menos Letais.
Atuou como Coordenador, o Capitão PM Johnny Dias, Supervisor do Núcleo de Educação Física (NUEF) da Academia. O SD PM Josimar Silva Pinheiro ficou a cargo da monitoria do Curso.
A capacitação foi realizada mediante Termo de Cooperação Técnica entre a Justiça Federal no Ceará (JFCE) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), representada pela AESP/CE.