“PUDE PERCEBER NESSA VISITA QUE TODOS PRECISAM CUMPRIR NORMAS PARA QUE A SOCIEDADE POSSA ESTAR EM EQUILÍBRIO. E É PARA ISSO QUE EXISTE A JUSTIÇA. UM ÓRGÃO PÚBLICO QUE, ALÉM DE MANTER A ORDEM E DOS DEVERES DE CADA CIDADÃO, TAMBÉM AJUDA A FAZER VALER OS NOSSOS DIREITOS, CONTRIBUINDO PARA A MANUTENÇÃO DA CIDADANIA E DA ÉTICA DAS PESSOAS.” (WLADIA MARIA – E.E.M. ADAUTO BEZERRA)
“A Justiça Federal é bem mais do que simplesmente julgar as pessoas. Na realidade, é uma forma de ajudar a exercer a cidadania e a justiça”. É assim a Justiça Federal para Wenderson Matos, aluno do Colégio Presidente Roosevelt, e que esteve em visita à sede da JFCE. A visita fez parte do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça, desenvolvido pela ESMAFE – Núcleo Seccional do Ceará, e que propiciou a Wenderson e a outros alunos de escolas públicas, em Fortaleza, especialmente convidadas, conhecer a missão, funções, competências e atividades da Justiça Federal.
Na última quarta-feira, 7/12, o Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, e a Diretora da ESMAFE/CE, Juíza Federal Germana de Oliveira Morais, acompanhados de magistrados e servidores, acolheram mais uma vez os alunos e professores dessas escolas, agora, para a solenidade de encerramento do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”, edição 2011.
De março a novembro de 2011, alunos e professores das escolas Governador Adauto Bezerra, Presidente Roosevelt, César Cals, Clóvis Beviláqua e Figueiredo Correia, especialmente convidadas, conheceram de perto as atribuições de magistrados e servidores e a estrutura e funcionamento da Seção Judiciária no Ceará da Justiça Federal no Ceará.
Concursos de Redação e Pintura – premiação
Os alunos que participaram das visitas tiveram a oportunidade de participar de dois concursos: categoria redação e categoria pintura.
“Com essa experiência, tive a oportunidade de conhecer melhor a carreira de advogados, defensores públicos e juízes, e me interessei bastante pela profissão. Decidi então ingressar na Faculdade de Direito, pretendendo ser juíza e, quem sabe, fazer parte da Justiça Federal do Ceará”. O trecho compõe a redação de Francisca Eveline Carneiro Lima, aluna da E.E.M. Governador Adauto Bezerra, e que recebeu o 1º lugar no concurso de redação.
Os desenhos de Warleson de Sousa Oliveira, da E.E.E.P. Presidente Roosevelt, traduzem a interação de alunos e professores com magistrados e servidores da JFCE, quando das visitas realizadas. Sem dúvida, momentos de inquietação, de questionamentos, de troca de idéias, que bem podemos traduzir na frase da aluna Ana Cecília (E.E.R.P. Presidente Roosevelt): “Um fato que me marcou foi a dinâmica e a interação do juiz com os alunos, nos respeitando, ouvindo nossas opiniões e dúvidas bem como nos dando esclarecimentos acerca das suas rotinas diárias frente à Justiça Federal”.
O segundo e o terceiro lugares, respectivamente, na categoria redação ficaram com os alunos Fábio Ferreira Menezes e Maria Glayciany da Silva, ambos alunos do E.E.M. Adauto Bezerra. Na categoria desenho, o segundo e o terceiro lugares ficaram com os alunos Wendel Mesquita Freitas (e.e.m. Governador Adauto Bezerra) e Emanoel Maximiano L. dos Santos (E.E.F.M. Figueiredo Correia), respectivamente.
A Associação dos Juízes Federais – AJUFE, na pessoa do Juiz Federal José Eduardo de Melo Vilar Filho, Delegado da AJUFE/CE, proporcionou uma parceria que presenteou os primeiros lugares nas categorias Redação e Desenho. Além dos magistrados e servidores da JFCE, que se empenharam para o sucesso desta Edição do Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça, o Ministério Público da União e a Defensoria Pública da União, através de seus ilustres representantes, despertaram o interesse dos alunos em conhecer o Judiciário Federal.
História de superação
Durante a solenidade, a Juíza Federal Gisele Sampaio (24ª Vara Federal em Tauá) emocionou os magistrados, servidores, alunos e professores com páginas de sua história de vida. A Juíza deslumbrou a todos com sua história de superação, desde seus estudos fundamentais no Município de Ipueiras, interior do Ceará. As dificuldades de uma estudante de escola pública que tinha um sonho: ser Juíza.
A Juíza Federal Gisele Sampaio encantou com seus exemplos de determinação e convicção, diante de situações que bem conduziriam um jovem a desistir de seu sonho, diante das intempéries da vida. Mas, foi em frente, norteada pela perseverança e o desejo de compor sua própria história. “Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”, o trecho do compositor Almir Sater foi citado pela Juíza Federal, que propôs aos jovens alunos uma mudança de atitude, diante das adversidades.
O sucesso do Projeto se deve também às parcerias com outras Instituições
O Projeto Acolhendo as Escolas na Justiça foi uma experiência muito gratificante para a Justiça Federal no Ceará. No entanto, as parcerias firmadas entre a JFCE e a ESMAFE/CE com a AJUFE (Associação dos Juízes Federais), SENAC/CE, SINTRAJUFE/CE (Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará) foram essenciais para que a logística do Projeto alcançasse seus objetivos, e culminasse com o sucesso do Projeto em si.
A efetiva participação do Ministério Público da União, da Defensoria Pública da União e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Projeto 1º Passo, do Governo do Estado do Ceará, distinguiram as ações do Projeto, que de forma efetiva cumpriu o estabelecido pela Meta Nº 04 do CNJ, que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas.
Mais do que esclarecimentos, magistrados, servidores, procuradores e defensores públicos disseminaram conhecimentos sobre a missão, funções, competências e atividades da Justiça Federal no Ceará. O apoio da Direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins, foi fundamental para mais uma grande conquista da JFCE na disseminação das atividades da Justiça Federal no Ceará.
“Essa visita ficará como um marco da aproximação da justiça com a população. Meus parabéns à Justiça Federal”. A frase do aluno Antônio Michel (E.E.F. Governador Adauto Bezerra) bem expressa essa efusão de contentamento dos alunos e professores que estiveram em visita à Seção Judiciária da Justiça Federal no Ceará.
Momentos inesquecíveis:
A justiça Federal no Ceará não atingiu somente uma Meta estabelecida. Foi além. De forma extraordinária, magistrados, servidores e ilustres membros do Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União bem assim a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Projeto Primeiro Passo, através de seus técnicos, transcederam os conceitos de unidade, de acolhimento, de informações, de partilha, de disseminação de conhecimentos. Pelos depoimentos dos alunos e professores das Escolas que estiveram durante este ano na JFCE foram unânimes em firmar e serem justificados pelas lições de ética e cidadania, que emanavam das palavras daqueles que entenderam a importância social desses momentos.
“Eu adorei, amei muito, parecia estar sonhando, mas era realidade. Nunca tinha passado na minha mente que um dia eu estaria na Justiça Federal. Foi muito bom, pois obtive muitos conhecimentos. Foi inesquecível.” A expressão da Aluna Kilvia – E.E.E.P.. Presidente Roosevelt) bem pode dizer a alegria desses alunos nessas visitas.
Entrega de Certificados aos Colaboradores do Projeto
{galeria}noticias/2011/12/14/galeria-certificados/{/galeria}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII09.jpg|Gisele Peixoto e o Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, entregam certificado ao Chefe da Defensoria Pública da União, Carlos Paz.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII10.jpg|Gisele Peixoto entrega certificado à Juíza Federal Gisele Sampaio.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII11.jpg|Gisele Peixoto entrega certificado ao Professor e Poeta Fernando Paixão.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII12.jpg|Ivone Queiroz e Flávia Castro recebem certificados de Gisele Peixoto.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII13.jpg|Gisele Peixoto entrega certificado à servidora Valdenira (Val){/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII14.jpg|Professor Humberto (Diretor da E.E.M. Governador Adauto Bezerra) recebe das mãos de Inês Barguil e Gisele Peixoto o prêmio da aluna Glayciany da Silva (Categoria Redação).{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII15.jpg|Chefe da Defensoria Pública da União, Carlos Paz, entrega prêmio a aluno.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII16.jpg|Aluno recebe prêmio das mãos do Professor e Poeta Fernando Paixão.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII17.jpg|Diretor do Foro da JFCE, Juiz Federal Leonardo Resende Martins, entrega prêmio ao aluno Werleson de Sousa Oliveira, Categoria Desenhor, 1º Lugar (E.E.E.P. Presidente Roosevelt). Gisele Peixoto e familiares ilustram o momento.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII18.jpg|Juizas Federais Germana Oliveira Morais e Gisele Sampaio, acompanhada de Gisele ´Peixoto, entregam prêmio para a aluna Francisca Eveline Carneiro Lima, 1º Lugar, Categoria Redação (E.E.M. Governador Adauto Bezerra). Familiares dão o tom de alegria e satisfação.{/galeria_legenda}
{galeria_legenda}0|acolhendoEscolasJusticaIII23.jpg|Parabéns!{/galeria_legenda}