A Justiça Federal no Ceará recebeu, na manhã da última sexta-feira, 29/11, a visita da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná, para a última edição de 2013 do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”. Os estudantes conheceram as dependências da JFCE e receberam orientação das representantes do Projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ivone Queiroz e Eugênia Teixeira, que falaram sobre o programa de estágios na JFCE.
O juiz federal acolhedor desta edição, Sérgio Fiúza Tahim de Sousa Brasil, apresentou a Justiça Federal aos alunos. Durante toda a apresentação, os jovens tiraram dúvidas sobre o poder judiciário e as competências da Justiça Federal.
Os estudantes, acompanhados dos professores Robson Lima Farias e Bruna Maria Albuquerque, seguiram para a visita guiada às Turmas Recursais, onde foram recepcionados pela diretora de secretaria da 2ª Turma, Raquel Rolim, e pelo juiz federal, titular da 1ª Relatoria da 1ª Turma Recursal, Newton Fladstone, que acompanhou os jovens na sala de Sessões.
Cumprimento da Meta 4
O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. A promoção deste evento deve-se ao Núcleo da Escola de Magistratura Federal no Ceará – ESMAFE, na pessoa do Juiz Federal George Marmelstein Lima, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins. O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas do ensino médio. O objetivo é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.
Concurso de redação
A Esmafe promove, ao final do ano, o concurso de redação que premia os estudantes das escolas participantes. Cada aluno recebe, no dia da visita, uma folha de redação para, em 30 linhas, expressar o que mais chamou a atenção no momento proporcionado na Justiça Federal. Os melhores textos receberão prêmios ofertados pelos parceiros do projeto.
Mais imagens da visita da Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná, na Fanpage da JFCE em: facebook.com/justicafederalnoceara.