Alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia visitaram a JFCE, na manhã de ontem, 24/04, para a primeira edição de 2014 do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”. A visita tem como objetivo instruir os jovens das escolas públicas cearenses sobre as funções e a importância do Poder Judiciário para o atendimento das demandas da sociedade, colaborando para construir uma consciência crítica cidadã.
O juiz federal acolhedor desta edição, Alcides Saldanha Lima, ministrou uma aula sobre os Poderes da República, a organização do Poder Judiciário e as competências da Justiça Federal. Durante toda a apresentação, os jovens tiraram dúvidas sobre o tema.
Os professores Maria Elizabeth Serra de Saboia – Apoio Multimeios -, Maria Guadalupe Ribeiro Gomes dos Santos – matemática – e Igor Rafael Sousa Costa – ciências e química – acompanharam os jovens durante a manhã. Logo após a palestra, os alunos foram convidados a conhecer o setor de protocolo, onde são iniciados os processos, e a 10ª Vara Federal. A oficiala de gabinete, Maria Alice Alcântara, explicou como funcionam os procedimentos dos processos físicos e eletrônicos aos estudantes.
A Escola Santa Luzia
Criada em 04 de agosto de 1967, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia tem por missão “assegurar o ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos, capazes de agir na transformação da sociedade”. Segunda a diretora da escola, Gilvânia Esmeraldo Monteiro, a instituição possui uma biblioteca com acervo de 5000 obras atualizadas e diversos projetos voltados para a responsabilidade social. Em destaque o projeto “Mãos que doam”, voltado para instituição carentes, além premiações de incentivo aos estudantes, como “Leitor nota 10”, que premia os destaques na leitura, “Aluno cidadão”, de zelo pelo patrimônio da sua escola, e os “Destaques por desempenho acadêmico”.
Cumprimento da Meta 4
O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. A promoção deste evento deve-se ao Núcleo da Escola de Magistratura Federal no Ceará – ESMAFE, na pessoa do Juiz Federal George Marmelstein Lima, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins. O objetivo do projeto é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.
Concurso de redação
A Esmafe promove, ao final do ano, o concurso de redação que premia os estudantes das escolas participantes. Cada aluno recebe, no dia da visita, uma folha de redação para, em 30 linhas, expressar o que mais chamou a atenção no momento proporcionado na Justiça Federal. Os melhores textos receberão prêmios ofertados pelos parceiros do projeto.
Mais imagens da visita da Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia, na Fanpage da JFCE em: facebook.com/justicafederalnoceara.