O juiz federal Marcos Mairton da Silva toma posse na primeira composição de acadêmicos
A solenidade de instalação e posse dos membros da Academia Brasileira de Cultura Jurídica (ABCjuris) acontece hoje (24), a partir das 19h30, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Na ocasião, o juiz federal Marcos Mairton da Silva será empossado na primeira composição de acadêmicos fundadores. “É uma grande alegria saber da criação de uma academia de cultura jurídica no Ceará, com âmbito nacional. Poder fazer parte dela, além de alegria, é uma honra”, destaca o magistrado, poeta, cordelista e compositor.
O objetivo da academia cultural é promover o estudo, a pesquisa e o debate sobre os mais diversos ramos do Direito e contará com a participação, em sua formação inicial, de advogados, membros da magistratura, do ministério público e de professores universitários de várias disciplinas. Inicialmente, tomarão posse 30 membros de um total de 40, além dos membros chamados ‘honorários’.
“O intuito maior é efetivamente a promoção da cultura jurídica, tão relegada pela modernidade vigente, bem como a pesquisa sobre o pensamento jurídico brasileiro, que mesmo diante das múltiplas influências, tem despertado interesse na pesquisa científica. Teremos muitas atividades abertas ao público e esperamos ofertar um contributo nessa temática para a sociedade local e nacional”, afirma o presidente da ABCjuris, José Moaceny Félix Filho.