Encontro das águas estabelece ligação com o ‘viver bem’ na JFCE
Na tarde da última terça-feira (16), juízes, servidores, estudantes e profissionais das mais diversas áreas estiveram unidos num mesmo propósito: buscar a ‘reconexão’ com a Terra e com a água. O Encontro das Águas reuniu nomes locais e internacionais para resgatar a importância desse recurso e para apresentar as boas práticas implantadas no Ceará, mostrando os caminhos para a preservação.
O encontro teve como palestrante inicial o professor Fernando Huanacuni, um dos formuladores da política das águas boliviana e da filosofia do “Bem Viver”. Em sua palestra “Água como fonte de vida – Política das Águas na Bolívia”, falou da necessidade de termos harmonia com o mundo, com a família e com a Terra. “Vimos que os contratos da Bolívia estavam alinhados com o ‘viver melhor’, das empresas que exploravam e destruíam a Madre Terra sem respeito”. A partir daí, implantaram a política do ‘viver bem’ no governo da Bolívia, voltada para o respeito aos recursos naturais e visando a uma “ética da suficiência para toda a comunidade e não apenas para o indivíduo.”
“O “bem viver” nos convida a não consumir mais do que o ecossistema pode suportar, a evitar a produção de resíduos que não podemos absorver com segurança e nos incita a reutilizar e reciclar tudo o que tivermos usado. Será um consumo reciclável e frugal. Então não haverá escassez.” Leonardo Boff
Leia mais sobre o ‘bem viver’ >>>>>> O viver melhor ou bem viver?
A situação hídrica no Ceará
No segundo momento, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, secretário adjunto de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, apresentou a infraestrutura hídrica e a situação crítica do abastecimento de água no Ceará. “Não temos nenhum rio perene no Ceará. Passadas as chuvas, a tendência é secar”, completou. Segundo Ramon, a água que “Fortaleza bebe” vem de 250 km de distância. “18 bilhões de metros cúbicos é a capacidade de armazenamento do Castanhão, Orós e Banabuiú, açudes que abastecem a região metropolitana de Fortaleza, hoje eles estão com apenas 19% de sua capacidade”.
Saiba mais >>>>>> Projetos para convivência com a seca e “O futuro da água”.
Ramon Rodrigues apresentou as ações para tentar reduzir os impactos da falta de água no Estado, como Plano Estadual de convivência com a seca, o Pacto das Águas, as ações emergenciais para segurança hídrica, a criação de poços, cisternas e barragens, estações de tratamento de águas móveis, operações carro-pipa, estudos de dessalinização da água do mar, tratamento de esgoto, entre outros.
Caravana das Águas
Moncho Aguilar e Cristal Obelar, representantes da ONG Pachamama, percorreram mais de oito mil quilômetros falando da importância de se ouvir a ‘Pacha Mama’, a Mãe Terra, na Caravana das Águas: em busca da terra sem males. A Caravana partiu de San Marcos de La Sierra, na Argentina, e percorreu várias cidades, aldeias, e povoados por todo o Brasil. “Percebemos que as pessoas estão esperando essa reconexão com a ‘Pacha Mama’. Os olhos que vi nessa Caravana foram de esperança”, descreveu Moncho Aguilar, em apresentação durante o Encontro.
Por onde passam, os integrantes da ONG abordam o tema das águas de forma lúdica. Na ocasião, exibiram o curta-metragem “Abuela Grillo”, que fala da mercantilização da água. “Viemos em caravana com o grande intento de semear valores, esperança, contato com a terra e com a sabedoria ancestral. Água e Terra são nossas companheiras e não são apenas meros recursos para uso”, salientou Cristal Obelar, que também falou de sonhos, da importância de resgatar a capacidade de sonhar, de ter esperança.
Clique aqui para assistir ao curta-metragem “Abuela Grillo”
Experiência na JFCE
As ações que estão sendo implantadas na Justiça Federal no Ceará foram apresentadas pelo juiz federal Glêdison Marques Fernandes, como o plano de coleta de resíduos sólidos e o Projeto de Aproveitamento de Água Condensada. Segundo o magistrado, o projeto visa a estocar a água proveniente dos aparelhos de ar condicionado, para uso na manutenção dos prédios. “Penso em multiplicar essa ideia em outros prédios públicos. Imaginem quanta água vamos economizar”, prevê.
Saiba mais >>>> Projeto de Aproveitamento de Água Condensada na JFCE.
Resgatando a conexão
Ao final do evento, os integrantes da ONG Pachamama convidaram os presentes a estarem em uma grande roda, mentalizando e agradecendo o que a Terra nos oferece.
O Encontro das Águas foi uma realização conjunta da Justiça Federal no Ceará e da Universidade Federal do Ceará, por meio do Projeto Uniáguas, e contou com o apoio da ONG Pachamama e da Caravana das Águas.