A Comissão Socioambiental da Justiça Federal no Ceará (JFCE) promoveu na manhã desta quinta-feira, 15/06, no auditório do 1º andar do edifício sede, a palestra “Reciclagem e Sustentabilidade”, ministrada por Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social do Estado do Ceará (SEMA).
O evento finaliza uma série de ações, movidas com trocas e aprendizados para os integrantes da JFCE, realizadas pela Comissão Socioambiental em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado, anualmente, em 5 de junho. Desde a data comemorativa, foram realizadas oficinas sobre reciclagem e arranjo natural, palestras e distribuição de mudas de plantas.
A palestra desta manhã teve um largo enfoque na saúde do planeta. “Somos seres consumidores: de luz, ar (oxigênio), comida, água, materiais produzidos a partir de elementos da natureza. Precisamos preservar e cuidar dos recursos naturais para nossa própria sobrevivência”, frisou Sérgio Mota. Cada ser humano produz, em média, 1kg de lixo por dia, em torno de 400kg por ano. 80% desse lixo poderia ser reaproveitado e somente 20% é considerado “rejeito”, ou seja, o que não pode ser reaproveitado.
Mota alertou para a importância da coleta seletiva dentro das nossas residências e falou sobre a tristeza e a situação degradante dos lixões onde seres humanos dividem com animais a procura por comida ou objetos reaproveitáveis. Se começarmos a separar os resíduos sólidos (tudo o que pode ser reaproveitado) dos rejeitos (materiais orgânicos, lixo do banheiro, etc) e houver uma correta coleta seletiva por parte dos órgãos públicos, poderá ser evitado doenças, poluição do solo e da água, dentre muitos outros impactos nocivos para o planeta e todos os seres vivos. A separação dos resíduos e a reciclagem são essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta Terra.
Confira a matéria em áudio aqui