Com o tema “Igualdade perante a lei e o direito à não discriminação: a construção de uma cultura de direitos humanos”, o Fórum Permanente de Direitos Humanos recebeu, na manhã de ontem (10), a professora Soledad García Muñoz (Uruguai), o juiz Jorge Baldareñas (Argentina), o advogado Santiago Rebolledo Manzano (Colômbia) e o trabalhador social Augusto Orjuela Camargo (Colômbia), para o 6º encontro do ciclo de palestras que discute temas relevantes sobre os direitos humanos.
Os participantes desta edição apresentaram as práticas dos direitos humanos na América Latina. O juiz Jorge Baldareñas falou sobre igualdade e direito das crianças; o advogado Santiago Rebolledo Manzano falou das políticas públicas colombianas de reparação às vítimas das guerrilhas armadas existentes no país; e Augusto Orjuela Camargo, trabalhador social da Organização Governamental Unidade de Vítimas da Colômbia, apresentou diversos projetos de reparação das vítimas da guerra na Colômbia.
O Fórum ocorre mensalmente no auditório da JFCE e recebe nomes importantes na discussão da temática. A sessão anual do evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH), do Centro de Estudos e Treinamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio da Justiça Federal no Ceará (JFCE) e da Escola de Magistratura Federal – Seccional Ceará (Esmafe).
O próximo encontro do Fórum será realizado no dia 15 de outubro, com o tema “O desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental no contexto dos direitos humanos”. A participação em três palestras por semestre gera certificação. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no local do evento.
Serviço
16º Fórum Permanente dos Direitos Humanos Prof. Dr. Antônio Augusto Cançado Trindade
Palestra: “O desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental no contexto dos direitos humanos”
Dia: 15 de outubro de 2014
Horário: 9h
Local: Auditório do edifício sede da Justiça Federal no Ceará (Praça Murilo Borges, s/n, 5º andar, Centro)