A 17ª Vara Federal da Justiça Federal no Ceará realizará nestes dias 17, 18 e 19 de maio de 2007 um grande mutirão de 600 audiências de natureza previdenciária. Em razão das duzentas audiências diárias, estima-se um fluxo estimado em 650 pessoas para cada um dos três dias de mutirão, totalizando 1.950 (um mil, novecentos e cinqüenta) pessoas.
Esta unidade jurisdicional é um Juizado Especial pertencente à Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte, região do Cariri, a qual tem jurisdição em 45 municípios e, desde sua implantação, já injetou R$ 11 milhões a título de pagamento de atrasados referentes a benefícios previdenciários concedidos e, se consideradas as implantações dos benefícios de trato continuado, esse valor ultrapassa R$ 15 milhões.
A legislação previdenciária brasileira contempla a concessão de benefícios para trabalhadores rurais com idade avançada, no valor fixo de um salário mínimo mensal. é provavelmente a espécie de benefício que mais injeta dinheiro na economia dos pequenos municípios agrícolas do Ceará.
O mutirão de audiências na terra de Padre Cícero mobilizará uma estrutura de suporte, buscando parcerias para provimento de lanches rápidos, água, coberturas temporárias, assentos, banheiros móveis e assistência médica emergencial. Notadamente, o grande diferencial neste mutirão serão os serviços de utilidade pública, tais como: vacinação contra gripe para idosos maiores de sessenta anos, aferição de pressão arterial,medição de glicemia, orientações sobre saúde do idoso, esclarecimentos sobre hipertensão, diabetes e dengue, e, ainda, corte de cabelo gratuito. A parte cultural também não foi esquecida. Através do SESC, haverá divulgação da literatura de cordéis e manifestações artísticas bem peculiares da Região do Cariri.
Grandes parcerias foram feitas com instituições públicas e privadas para serem colaboradores e garantirem o sucesso do mutirão. Estarão presentes ao evento a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, o Tiro de Guerra (Exército Brasileiro), a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, o Curso de Enfermagem de Juazeiro do Norte, SENAC e SESC bem assim as empresas Schinkariol, café Santa Clara, Cajuína São Geraldo e Mercadinhos São Luis.
O mutirão da Subseção de Juazeiro do Norte contará com a participação de 10 (dez) juízes federais. 8 (oito) juízes federais serão deslocados temporariamente da Capital, exclusivamente para este evento.