Hoje, 30 de maio, celebra-se mais um aniversário da restauração da Justiça Federal, em 30.05.1966, através da Lei n. 5010, por iniciativa do então Presidente da República Humberto Castelo Branco.
É o 45º aniversário da sua restauração, após a sua extinção pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1937.
É um momento oportuno de repensarmos nossa responsabilidade com esta Instituição, que usufrui de tanto prestígio no nosso Estado e, em geral, em todo o Brasil. Advogados e Advogadas são unânimes em afirmar o elevado nível dos serviços jurisdicionais prestados pela Justiça Federal e não se cansam de elogiar o tratamento que recebem em todas as unidades aonde vão procurar os nossos Magistrados e Servidores.
Nunca será demasiado ressaltar as figuras humanas e profissionais daqueles que foram os responsáveis pelo restabelecimento da Justiça Federal no Ceará, em 15.11.1967, que não foram conhecidos pela grande maioria dos nossos Magistrados e Servidores atuais: Juízes Federais Roberto de Queiroz e Jesus Costa Lima e o Diretor da Secretaria Administrativa Eliseu Ferreira Lima.
O prestígio de que hoje desfruta a Justiça Federal no nosso Estado muito se deve ao denodo e à abnegação desses pioneiros, cuja tarefa de continuidade encontra-se agora nas nossas mãos. Quem quiser conhecê-los ao menos por foto, poderá fazê-lo visitando a galeria que se encontra na sala de reuniões do 5º andar do edifício sede, Centro de Fortaleza.
Ver matéria relacionada:
Um pouco da história da criação da Justiça Federal – A criação da Justiça Federal no Ceará