O juiz federal Nagibe de Melo Jorge Neto (à esquerda) entrega a Presidência da 3ª TR ao juiz federal André Dias Fernandes (à direita)
A 3ª Turma Recursal da Justiça Federal no Ceará (JFCE) encerrou, nesta terça-feira, 18/10/22, o biênio 2020-2022, presidido pelo juiz federal Nagibe de Melo Jorge Neto. A transmissão do cargo da Presidência da 3ª TR, assumido pelo Juiz Federal André Dias Fernandes, foi realizada durante a 23ª sessão telepresencial deste ano.
O biênio foi concluído com um total de 16.394 processos julgados, uma média de 683 processos por mês, e 14.639 processos distribuídos, média de 610 processos mensais. Neste período, a presidência proferiu 2.609 decisões em pedidos de uniformização e 1.689 decisões em recursos extraordinários.
Ao avaliar a condução dos trabalhos no decorrer do biênio 2020-2022, o juiz federal Nagibe de Melo Jorge Neto destacou que foi alcançado um intervalo médio de 55 dias, entre a distribuição do processo na Turma Recursal e o seu julgamento, com grau de cumprimento de 111,34% da meta 1 do CNJ, o que garantiu a celeridade e a qualidade dos julgados.
“Encerramos esse biênio mantendo a excelência na prestação dos serviços da 3ª Turma. Durante o período, o número de processos julgados foi superior ao de distribuídos e, mesmo diante dos desafios da pandemia, desempenhamos nossas funções com a mesma eficiência e disposição, graças ao comprometimento e excelência da equipe de servidores. Certamente continuaremos com a mesma qualidade sob a gestão do Dr. André Dias Fernandes”, reforçou.
O juiz federal André Dias Fernandes, agradecendo a contribuição de seu antecessor, ressaltou que, apesar do grande volume de trabalho e das dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, a 3ª Turma Recursal vem conseguindo sobressair devido ao forte espírito de equipe e ao compromisso de servidores e juízes: “Somente com planejamento adequado, regime de metas arrojado, constante troca de informações e espírito colaborativo é que toda a engrenagem pode funcionar de modo satisfatório. Contudo, o mais importante é a empatia com o jurisdicionado, é compreender que por trás de cada processo existe uma pessoa de carne e osso que busca uma solução judicial e que, independentemente de ter razão ou não quanto ao mérito do que pede em juízo, merece ser tratada com o mesmo respeito e a mesma atenção com que gostaríamos de ser tratados se estivéssemos em seu lugar. é essa empatia que nos move e nos dá força para cumprir todas as metas que nos propusemos”, acrescentou.
Composição:
3ª Turma Recursal Presidência: Juiz Federal André Dias Fernandes
1ª Relatoria: Juiz Federal Nagibe de Melo Jorge Neto
2ª Relatoria: Juiz Federal Júlio Rodrigues Coelho Neto
3ª Relatoria: Juiz Federal André Dias Fernandes
Suplência: Juíza Federal Danielle Cabral de Lucena
Da esquerda para direita: os juízes federais Júlio Rodrigues Coelho Neto, Nagibe de Melo Jorge Neto e André Dias Fernandes
ACESSIBILIDADE | Escute essa matéria em áudio aqui.