O convite pelo telefone à Assessoria de Comunicação Social vinha através de uma voz exultante de alegria: “Venham apreciar uns salgadinhos aqui na 2ª Vara”. Era o Gabriel, diretor da secretaria da vara federal, que fazia o convite. Pela voz, sentimos que alguma boa notícia estava estampada, e não queria calar: “Estamos comemorando de novo a estatística dos processos baixados!”.
Em verdade, os juízes federais Jorge Luis Girão Barreto e Feline de Oliveira Wanderley, titular e substituto da 2ª vara, e os servidores da secretaria e gabinetes da vara federal comemoraram a expressiva baixa de processos pela segunda vez consecutiva, em um curto prazo. Em outubro de 2007 tramitavam pela 2ª vara aproximadamente 7.939 processos. Oito meses depois, em junho de 2008, esse número caiu para 6.991 processos. Observa-se uma expressiva baixa de quase 1.000 processos.
Se no primeiro período o tempo foi de apenas 8 meses, de junho de 2008 a setembro de 2008, apenas 3 meses, a demanda processual da 2ª vara decresceu dos 6.991 processos para 5.965 processos: 1.026 processos baixados. “A cada mil processos baixados – redistribuídos, arquivados ou remetidos ao TRF5 há motivo para comemorarmos”, diz com alegria o juiz federal Jorge Luis Girão Barreto. “Se levarmos em conta nesses mil processos cinco pessoas por processo, teremos cinco mil pessoas que receberam a prestação judiciária.”, afirma com orgulho o titular da 2ª vara federal.
Mas os números da baixa processual não foram a tônica nesses períodos. De janeiro de 2008 a setembro de 2008, a quantidade de sentenças prolatadas também foi muita expressiva: 2.251 sentenças. “Nós elegemos como meta até o início de dezembro de 2008 “zerar” o estoque de processo concluso para sentença, que foi objeto de anotação pela correição atual do TRF5”, diz confiante o juiz Jorge Girão.