A 2ª Semana Regional de Conciliação e Cidadania, realizada de 19 a 23 de agosto, foi marcada por uma programação especial voltada para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência e neurodivergentes. Idealizada pela Corregedoria Regional da 5ª Região e promovida pelas Centrais de Conciliação das seções judiciárias, o evento destacou a importância de garantir acesso igualitário à justiça e aos serviços de cidadania para todos os cidadãos.
Durante o evento, foram realizados 927 atendimentos, oferecendo uma ampla gama de serviços de cidadania, com especial atenção às necessidades das pessoas com deficiência. Além disso, diariamente, ocorreram rodas de conversa abordando temas relevantes sobre inclusão e direitos, que podem ser assistidas no canal do YouTube da Justiça Federal no Ceará (JFCE).
O último dia da Semana começou com a apresentação do Coral e Grupo de Flautas Regina Pacis de Jovens Neurodivergentes. O tema central do dia foi “Tomada de Decisão Apoiada”, com a participação do juiz federal Danilo Fontenelle e das advogadas Rosette Nunes, Cristina Rocha e Fabiana Farah. A mediação foi realizada pela servidora da JFCE, Maria do Carmo Moreira Pinheiro.
Após a roda de conversa, houve o lançamento do livro “O Jardim da Minhoca Noca”, de autoria do juiz federal Danilo Fontenelle. A obra aborda de forma sensível a inclusão de pessoas com deficiência, destacando a importância da conscientização e da empatia na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Outro destaque da programação foram as audiências de conciliação, conduzidas pelo juízo da 16ª Vara Federal, que resultaram em acordos em 54 dos 55 casos, alcançando um índice de quase 100% de sucesso. O valor total homologado durante a semana foi de R$ 1.739.589,16, demonstrando a eficácia do esforço de conciliação e o comprometimento das partes em resolver suas demandas de forma consensual.
Durante o encerramento, o juiz federal Dartanhan Rocha, coordenador da Central de Conciliação, avaliou positivamente o evento e agradeceu o apoio de todos os envolvidos: “Registro meus agradecimentos ao pessoal do CEJUSC da Seção Judiciária do Ceará que, ao longo de vários meses, se dedicou à organização, aos contatos, sempre buscando fazer com que o evento fosse realizado da melhor maneira possível. Não poderia deixar de agradecer à Direção do Foro e à Secretaria Administrativa, que prestaram todo o apoio logístico, de comunicação e de segurança, permitindo que tudo transcorresse de forma tranquila. Por fim, quero destacar que este evento, que considero um sucesso em termos de participação e engajamento, entrou para o calendário da Justiça Federal da 5ª Região e será realizado todos os anos.”
__________________________________
LEIA TAMBÉM: