Juizado Especial Federal inaugurou sistema Creta no Ceará
Neste mês de setembro, o Juizado Especial Federa instalado na Unifor (21ª Vara) completa dez anos de funcionamento nas dependências da Universidade. Instalado em setembro de 2005, foi o primeiro Juizado totalmente virtual no Ceará. Na época, já havia dois Juizados Especiais Federais (13ª e 14ª), mas, em ambos, os processos eram físicos.
O Juizado Especial Federal no Campus da Unifor inaugurou o sistema Creta no Ceará e, na oportunidade, foram sugeridos alguns melhoramentos, porque o sistema ainda estava em fase de refinamento técnico. Atualmente, o sistema Creta é considerado o melhor dos sistemas processuais federais do Brasil, segundo os advogados que utilizam os programas das diversas Justiças.
A parceria bem sucedida entre a JFCE e a Unifor vem trazendo benefícios para os estudantes e para os cidadãos que buscam o Judiciário, tendo sido renovado o Convênio por mais cinco anos. Há três anos, funciona também, compartilhando o espaço da cidadania naquela Universidade, uma Unidade dos Juizados Especiais Estaduais Cíveis (23ª Unidade), com o qual a 21ª Vara Federal mantém relações de boa cordialidade.
Servidores e magistrados do Juizado Especial Federal na Unifor comemoraram o aniversário de inauguração, no último dia 18/9. Prestigiaram o evento os juízes federais Agapito Machado e Marcus Vinícius Rebouças, os servidores que compõem a Vara, as professoras Katherinne Mihaliuc, Diretora do Centro de Ciências Juridicas (Unifor) e Juliana Borges Mamede, Coordenadora do Escritório de Práticas Jurídicas (Unifor), prédio no qual o JEF está instalado.