Nos últimos 12 meses mais de 7 mil pessoas foram diretamente beneficiadas com o recebimento de Requisições de Pequeno Valor, somando o total de cerca de R$ 30 milhões.
A 19ª Vara Federal, com sede na Subseção de Sobral, está comemorando o menor número de processos em tramitação desde a sua instalação. A vara fechou o mês de agosto com 4.653 processos em tramitação. O resultado animou os Juízes e toda a equipe de servidores porque a 19ª está dentre as varas com maior número de processos distribuídos a cada mês na 5ª Região.
Mesmo com a instalação das varas federais de Tauá, Crateús e Itapipoca, o número de processos distribuídos para a 19ª Vara não pára de crescer. Em 2010 foram distribuídos 7.459 processos, uma média de 651,58 processos a cada mês. Em 2011, foram distribuídos 9.427 processos, uma média de 785,58 processos a cada mês. Apenas nos sete primeiros meses deste ano, já depois de instaladas as varas citadas que repartiram competência com a 19ª Vara, foram distribuídos 6.996 processos, uma média de 1000 processos a cada mês.
Nos últimos 12 meses, a 19ª Vara realizou 5.932 audiências, sendo 2.903 de instrução e 3.029 de conciliação.
Nagibe de Melo Jorge Neto, Juiz Federal Titular da 19ª Vara, acredita que o aumento no número de processos distribuídos deve-se à maior celeridade no julgamento das demandas. “Na medida em que os feitos são julgados mais rapidamente, com menor espaço de tempo entre a propositura das ações e a sentença, as partes são estimuladas a procurar ainda mais o Poder Judiciário”, explica.
O clima de comprometimento, respeito e integração entre a equipe, foi destacado pelo Juiz Federal Substituto Leonardo Coutinho.
Nos últimos 12 meses, a 19ª Vara realizou 5.932 audiências, sendo 2.903 de instrução e 3.029 de conciliação. O bom relacionamento com a Procuradoria do INSS e com o corpo de peritos médicos é outro dos motivos que permitiu alcançar a marca. Segundo Leonardo Nunes Coutinho, Juiz Federal Substituto da 19ª Vara, “O comprometimento de toda a equipe e o clima de cordialidade, respeito e integração são fundamentais para que a 19ª Vara da SJCE ocupe lugar de destaque entre as unidades jurisdicionais da 5ª Região e, quiçá, da Justiça Federal brasileira”. O Diretor de Secretaria, Rafael Carvalho, destaca ainda a importância das reuniões mensais com todos os servidores para o diagnóstico e estabelecimento de metas mensais, segundo ele “É fundamental que todos conheçam os números da vara e vejam na prática o resultado de seu trabalho, por isso mensalmente repassamos todas as estatísticas e discutimos conjuntamente as metas a serem alcançadas”.
Os números apresentados são resultado do trabalho Mensalmente a equipe reúne-se para avaliar os resultados
incansável de Juízes e servidores que compõem a equipe e traçar novas metas.
da 19ª Vara Federal.
Todo esse trabalho impacta de modo bastante positivo no meio sócio econômico da região abrangida pela jurisdição da 19ª Vara. Nos últimos 12 meses foram pagos um total de R$ 30.729.308,31 em requisição de pequeno valor – RPV, beneficiando diretamente mais de 7.000 pessoas. O Juiz Titular da vara acredita, contudo, que todo esse trabalho pode ser melhorado com a instalação de mais uma vara federal em Sobral.
“Devemos sempre procurar prestar o melhor serviço à população, a instalação de um novo juizado iria possibilitar que o número de processos distribuídos atingisse patamares mais razoáveis. Enquanto isso, procuramos juntar esforços com os procuradores, advogados e peritos para prestar a jurisdição da melhor forma”, destacou o Juiz Federal Nagibe de Melo Jorge Neto.