No último dia 15 de outubro de 2012 ocorreu a segunda hasta do leilão judicial realizado pela 16ª Vara Federal, Subseção de Juazeiro do Norte. Assim como na primeira hasta, os trabalhos foram presididos pela leiloeira Graça Medeiros e realizaram-se no auditório do Hotel Verdes Vales, tendo por objetivo satisfazer os créditos cobrados em processos de execução fiscal e de título extrajudicial.
Ao todo 17 (dezessete) processos tiveram bens incluídos no leilão. Destes, 5 (cinco) acabaram excluídos da hasta devido à realização de acordo ou quitação pela parte executada e 7 (sete) resultaram em arrematações. Com relação aos bens remanescentes, consoante contido no edital regulador, está autorizada a alienação particular perante o juízo da 16ª Vara, com intermédio da leiloeira responsável, durante os 60 (sessenta) dias subsequentes à data da última praça.
Dentre os bens arrematados, podem ser citados 02 terrenos – que, inclusive, foram adquiridos por valor superior ao débito que estava sendo executado – e vários bens móveis, novos e usados, como: televisores, computadores, condicionadores de ar, baterias automotivas etc.
Ao final, o valor total arrecadado foi de R$ 185.453,00 (cento e oitenta e cinco mil, quatrocentos e cinquenta e três reais). O sucesso de sobredito leilão pode ser mensurado não só pela quantia arrecadada, mas também pelo caráter pedagógico que dele emerge, estimulando a realização de acordos e quitações em outros processos em andamento, trazendo efetividade para prestação jurisdicional.