A 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará, de competência exclusiva dos Juizados Especiais Federais, alcançou um marco significativo: terminou esta última semana com a conclusão da Triagem Inicial dos processos. Esse processo é crucial, pois é a porta de entrada das unidades jurisdicionais. Quando uma ação é proposta por um advogado ou por meio de atermação, os processos passam por essa triagem, onde são analisados para dar início às etapas seguintes, como a citação do réu ou a intimação do autor para correções necessárias.
O Diretor de Secretaria da 13ª Vara Federal, Vinícius Sousa, ressalta a importância desse marco para a eficiência do sistema judiciário: “Quando a nova gestão assumiu, há um ano, a triagem inicial representava um desafio a ser superado. Em menos de um ano, conseguimos reduzir o acúmulo para quase 2 mil processos. Agora, com a triagem zerada, estamos garantindo uma justiça mais rápida e eficaz aos cidadãos que recorrem aos Juizados Especiais Federais. Além disso, avançamos em outras frentes, como a conclusão dos processos com e sem manifestação. Estamos focados em continuar progredindo, especialmente na análise dos processos conclusos no Gabinete. Este progresso é resultado do esforço conjunto de magistrados, servidores, advogados e colaboradores, em prol de uma justiça ágil e humanizada.”
Atualmente, a 13ª Vara Federal está próxima de concluir as Requisições de Pagamento pendentes e prevê um 2024 de avanços significativos para reduzir o tempo de conclusão dos processos.