Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Encontro com as Bases CJF

 

Com o objetivo de promover aproximação com Diretores de Foro e Diretores de Secretaria Administrativa (SECAD), o Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou o evento Encontro com as Bases, nos dias 9 e 10 de maio, no edifício-sede do órgão, em Brasília. A iniciativa faz parte do FLUI JF, programa lançado pelo CJF em março para incentivar e captar práticas e casos de sucesso na JF que facilitem procedimentos judiciais, extrajudiciais e de administração judicial.

Na ocasião, o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Ceará, juiz federal Alcides Saldanha, saudou os presentes. Logo depois, a Diretora da Secretaria Administrativa, Raquel Rolim, e o Supervisor de Planejamento Estratégico, Marcos Heleno Moura Filho, apresentaram as boas práticas da Justiça Federal no Ceará (JFCE).

O foco foi o plano de logística sustentável, uma oportunidade para compartilhar ações de sucesso e de grande impacto socioambiental como a usina fotovoltaica na subseção de Limoeiro do Norte, iniciativa pioneira da JFCE que consegue gerar energia para atender à subseção geradora e outras duas; a substituição de lâmpadas convencionais por outras de LED no edifício-sede e no anexo da JFCE, impactando na redução de 30% do consumo de energia; e o sistema de reuso de águas de condensação dos condicionadores de ar nas descargas dos mictórios e vasos sanitários que consegue economizar cerca de 20 mil litros de água por mês.

Decisões de gestão como a readequação dos horários de funcionamento da instituição que gerou entre 30 e 40% do gasto com energia elétrica ao evitar o consumo em horários de pico também foram levadas ao fórum; bem como a Campanha Copo Zero que gerou a adoção de canecas e squeezes, a coleta seletiva, o convênio com associações de catadores e as fossas ecológicas implantadas nas subseções de Crateús, Iguatu e Tauá.

Para a Diretora da Secretaria Administrativa, Raquel Rolim, “o encontro representa um passo importante do CJF para viabilizar o diálogo tão necessário entre instâncias da Justiça Federal”. Ela adiantou que os encontros devem ocorrer mensalmente, sempre tratando de um aspecto diferente de modo a captar boas práticas em gestão que facilitem procedimentos judiciais, extrajudiciais e de administração judicial.

Top