Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Visita MPF Visita Procuradoria Federal

No último dia 10/05, os quatro novos juízes federais substitutos Danielle Cabral de Lucena, José Joaquim de Oliveira Ramos, Mário Sérgio da Costa Carlos e Raphael Kissula Loyola, aprovados no XIV Concurso e lotados na Seção Judiciária do Ceará, encerraram a agenda de atividades de campo do Curso de Formação Inicial, com uma visita à Ordem de Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE).

Como uma das atividades do módulo, realizado a partir do dia 26 de abril, os magistrados realizaram visitas a diversas instituições que estão relacionadas com as demandas em tramitação ou que atuam junto à Justiça Federal, dentre as quais o Hospital Universitário Walter Cantídio e o Centro de Regulação de Leitos (CRIFOR), oportunidade em que puderam conhecer as diretrizes utilizadas pelos gestores da saúde nos fluxos de atendimento ao público.

Igualmente estiveram em uma Agência de Atendimento do INSS, na Agência de Atendimento às Demandas Judiciais do INSS e no Serviço de Saúde do Trabalhador, onde são realizadas as perícias médicas a cargo daquela autarquia.


Os juízes também conheceram a Superintendência da Polícia Federal no Ceará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, a sede do Ministério Público Federal no Ceará e da Procuradoria Federal, bem como a comunidade do Bairro Boa Vista e o Centro de Referência em Assistência Social Castelão (CRAS).

Durante as visitas foram realizadas exposições para que os magistrados recém ingressos pudessem ter a compreensão das necessidades de cada uma das instituições, como se organizam, quais as suas demandas, fluxos de trabalho e desafios.

A juíza federal Niliane Meira Lima, Supervisora local do módulo de prática e que acompanhou os trabalhos externos, destacou a grande importância das visitas às referidas instituições, ressaltando que "os magistrados, que já são profissionais preparados para o exercício do cargo, puderam estar mais próximos da realidade social e institucional de cada uma das entidades visitadas, o que certamente propiciará uma maior facilidade na compreensão das demandas judiciais e no exercício da empatia necessária ao bom desempenho da magistratura".

O Módulo de Prática integra a programação do Curso de Iniciação à Magistratura, promovido pela Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe).

Visita OAB Visita H Universitario 

 

Visita CRAS Castelao Visita INSS

 

Visita Secretaria de Segurança Publica

 

Visita H Universitario 1 Visita Policia Federal

 

Top