Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Nos dias 22 e 23 de janeiro, os novos magistrados federais da 5ª Região participaram de "Media Training" ministrado por profissionais de comunicação que atuam no Rio Grande do Norte. O módulo integra a programação do Curso de Iniciação à Magistratura, realizado pela Escola Superior de Magistratura Federal da 5ª Região, ESMAFE, em Recife, nos meses de janeiro a maio.

Há alguns anos integrando o conteúdo curricular para a formação e aperfeiçoamento dos magistrados federais, o "Media training" consiste em uma qualificação dos membros do Poder Judiciário para que, na condição de porta-vozes da Justiça Federal, incorporem técnicas de comunicação e possam desenvolver um bom relacionamento com a mídia.

O treinamento foi bem recebido pelos novos magistrados que atuarão na Seção Judiciária do Ceará (JFCE). Para o juiz federal Mário Sérgio da Costa Carlos, da 15ª Vara, em Limoeiro do Norte, o módulo foi um dos mais importantes do curso de formação até o momento, “uma experiência muito informativa e empolgante. A conclusão que se extrai é que algo que parece simples, como uma entrevista, envolve diversas variáveis e desafios para os quais o entrevistado deve estar atento".

   

Já para o juiz federal José Joaquim de Oliveira Ramos, da 29ª Vara, em Limoeiro do Norte, a capacitação demonstrou ser "uma ferramenta importante para subsidiar aqueles que acabam de ingressar na carreira, seja pelo aprendizado propiciado, seja por servir como um instrumental para o constante aperfeiçoamento".

A juíza federal Daniele Cabral de Lucena, da 25ª Vara, em Iguatu, também aprovou a experiência: “o curso demonstrou claramente que o juiz deve se preocupar com a percepção que a sociedade tem sobre o judiciário e utilizar os diversos recursos tecnológicos à disposição para explanar aos cidadãos o papel da instituição na construção e consolidação de nossa democracia”.

   

Boas também foram as impressões do juiz federal Raphael Kissula Loyola, da 19ª Vara, em Sobral, para quem “as profissionais que o ministraram foram extremamente atenciosas e preocupadas em passar as melhores instruções e dicas. O trabalho conjunto da coordenação com equipe foi essencial e rendeu excelentes resultados, culminando com minha plena satisfação pela oportunidade de ter participado do evento. As simulações foram bastante fiéis, e certamente representam uma experiência excelente para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e para melhor representar a Justiça Federal e trazê-la para mais perto do cidadão”.

O aprimoramento da comunicação com a sociedade tem ocupado cada vez mais a atenção da JFCE. Em 2018, a instituição editou o Guia Prático do Judiciário Federal, um manual para auxiliar os profissionais da comunicação a compreenderem o funcionamento e as peculiaridades da Justiça Federal, facilitando, assim, a difusão das informações com mais agilidade e precisão. A publicação foi lançada durante o I Seminário Comunicação & Justiça, evento voltado a profissionais de comunicação que atuam no Ceará.

Top