Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Serão três semanas de audiências em Fortaleza e no interior


A Central de Conciliação da Justiça Federal no Ceará (JFCE) participa mais uma vez da Semana Nacional da Conciliação, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país. Com o tema “Conciliar: a decisão é nossa”, a data oficial da Semana da Conciliação 2018 é de 05/11 a 09/11, porém a JFCE promove três semanas seguidas de conciliações, atendendo a capital e as Subseções de Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Sobral, Iguatú, Itapipoca, Crateús e Quixadá.

As audiências de conciliação acontecem de maneira simultânea conciliando processos referentes a matérias habitacionais e comerciais envolvendo a Caixa Econômica Federal, além de audiências nas unidades no interior do Estado e por videoconferência. Também está prevista uma semana para conciliações específicas entre profissionais e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), que acontece presencialmente em Fortaleza de 19 a 23/11. No total, foram convidadas mais de 11 mil pessoas para as audiências.

Nas Centrais de Conciliação da JFCE, bem como nas mesas de audiências das unidades da Seção Judiciária, a conciliação é prática realizada diariamente, como opção alternativa, rápida e efetiva de solução de conflitos.

A Semana Nacional de Conciliação é uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira. O objetivo é demonstrar que a decisão de conciliar é das partes envolvidas e só acontece se houver comum acordo. Para isso, o Poder Judiciário está à disposição para esclarecer as dúvidas e apresentar os benefícios desse método de solução de conflitos.

Confira o calendário das audiências previstas, clicando aqui.

Top