JFCE define políticas de segurança da informação

Usuários devem atentar para as boas práticas evitando ataques aos sistemas

 

Diariamente, milhares de informações provenientes de processos, inquéritos e sentenças das mais diversas ações judiciais transitam pela Justiça Federal no Ceará. São dados importantes que, se corrompidos, podem gerar prejuízos incalculáveis e transtornos aos jurisdicionados e aos usuários que utilizam os serviços do órgão. Pensando na integridade desses dados, na segurança dos usuários e das informações internas da Seção Judiciária do Ceará, o Núcleo de Tecnologia da Informação está lançando a Política de Segurança da Informação da JFCE - PSI.

A norma tem como objetivo definir as diretrizes e regulamentações relativas à segurança de dados para possibilitar práticas seguras de gestão, processamento, armazenamento, transmissão e recuperação de toda informação produzida na Seção Judiciária.

Elaborada pela Comissão Local de Segurança da Informação (CLSI-JFCE), as diretrizes e normas da PSI estão regulamentadas pela Portaria nº 197/2017, composta por três documentos: a Política de Acesso Físico; a Política de Acesso Lógico; e a Política de Utilização de Recursos de TI. Presidida pela juíza federal Cíntia Brunetta, a Comissão é responsável por, além da elaboração do documento, manter ações preventivas e educativas, atualizar documentos acessórios e propor ações de treinamento e atualizações necessárias.

Conscientização do usuário

Ações que visem a divulgação da PSI e a promoção da sensibilização dos usuários da JFCE para as boas práticas na utilização dos recursos de TI da instituição estão sendo desenvolvidas pela CLSI. A primeira delas será a conscientização para uso de boas práticas na rede, além da atualização e uso de senhas fortes nos e-mails corporativos e sistemas. Em breve, a Comissão divulgará orientações para que os usuários e seus dados estejam cada vez mais protegidos.

Clique nos links abaixo para ter acesso aos documentos:

Portaria nº 961/2014 - Constitui a CLSI e a CLRI

Portaria nº 197/2017 - Estabelece as diretrizes e regulamentações da PSI.

Anexo I - Política de Segurança de Acesso Físico.

Anexo II - Política de Controle de Acesso Lógico.

Anexo III - Política de Utilização de Recursos de TI.

Autor: Justiça Federal no Ceará | Por Antônio Carlos Machado.