Harmonia com a Natureza - Direito Ambiental em discussão na JFCE

 

A elaboração de um novo mundo exigirá uma nova relação com a Terra e com a própria existência da humanidade

 

A Justiça Federal no Ceará (JFCE) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) promove o Seminário OS DIREITOS DA NATUREZA E OS PRINCÍPIOS EMERGENTES DE DIREITO AMBIENTAL. O evento acontecerá nesta sexta-feira (19) na Sala de Sessões das Turmas Recursais, no 2º andar do edifício-sede da JFCE, a partir das 8h45min às 17h. Apoiam o Seminário a Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade Estácio de Sá, a ONG Métodos de Apoio às Práticas Ambientais e Sociais (MAPAS) e o Núcleo Seccional da Escola da Magistratura Federal da 5ª Região no Ceará.

Com vistas a debater os conhecimentos relativos às iniciativas do Instituto Global Judicial sobre o Meio Ambiente, em especial os princípios emergentes do Direito Ambiental, ali formulados, bem como aqueles relativos aos Diálogos Harmony with Nature (Harmonia com a Natureza), o evento trará reflexões que servirão de subsídios ao tratado internacional das Nações Unidas sobre a Harmonia com a Natureza e os Direitos da Natureza.

A abertura do Seminário será feita pelo juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, professor doutor e diretor do Foro da JFCE. A Conferência de abertura será realizada pela representante da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Maria Mercedes Sanchez. Após a conferência, serão apresentados três painéis. O primeiro será conduzido pela a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Tarin Mont’Alverne; seguida pelo juiz federal e professor da pós-graduação em Direito da UFC, João Luis Nogueira Matias; pela professora da Faculdade Estácio de Sá e representante da ONG MAPAS, Vanessa Hasson de Oliveira; pelo professor da UFG, Fernando Antônio de Carvalho Dantas ; e pela juíza federal e professora doutora da Universidade Federal do Ceará, Germana de Oliveira Moraes.

Veja a programação do Seminário.

Seminário Direitos da Natureza.Seminário Direitos da Natureza.