Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Declaração ocorreu durante a cerimônia de inauguração da Central de Conciliação do Município

 

“Não é uma ideia, não é um projeto; é a efetividade de um sonho acalentado durante muitos anos”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Rogério Fialho Moreira, falou sobre o projeto de construção do prédio que sediará o fórum de Juazeiro do Norte. O anúncio ocorreu durante a solenidade de inauguração da nova Central de Conciliação e Mediação da Subseção do Município, na tarde de ontem (9).

Presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho, anunciou, em primeira mão, a abertura do edital de licitação para a construção do prédio definitivo da Subseção de Juazeiro do Norte. O diretor do foro da JFCE, juiz federal Bruno Carrá, enalteceu o esforço da Justiça em conciliar.

Segundo o presidente, “o prédio terá 4,5 mil metros quadrados, espaço suficiente para abrigar as três varas já existentes e a Central de Conciliação, além de promover melhorias no atendimento da demanda, à altura do que merece a população, não só de Juazeiro do Norte, mas dos 31 municípios da Subseção do Cariri”, explanou.

O diretor da Subseção de Juazeiro do Norte, Lucas Mariano Albuquerque, discursou sobre o trabalho que a Justiça Federal tem desempenhado no município. O prefeito do município, Arnon Bezerra, também discursou durante a solenidade.

Na ocasião, o diretor do Foro da JFCE, juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, falou sobre a importância de um Centro de Conciliação nos dias de hoje. “Temos, cada vez mais, a consciência de que o papel do Judiciário não é só julgar, é preciso efetivamente distribuir jurisdição, o que significa, muitas vezes, conciliar e não alentar um julgamento litigioso, de maneira que é mais condizente com a agenda do Judiciário, hoje, estar preocupado em conciliar do que propriamente em julgar naquele sentido tradicional da expressão”, explica. O diretor também salientou o trabalho desenvolvido pelo presidente do TRF5, no sentido de conscientizar e difundir o valor da conciliação.

A cerimônia também contou com a participação do diretor da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte, juiz federal Lucas Mariano Cunha Aragão de Albuquerque, que preconizou a vanguarda e necessidade da autocomposição de conflitos.

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, juízes, autoridades da Região, servidores da Subseção e cidadãos do Município, que tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da nova Central de Conciliação e Mediação.

Edital

O projeto básico prevê que a construção será realizada em terreno de 6.500 metros quadrados, localizado no Bairro Lagoa Seca, que foi doado pelo Município de Juazeiro do Norte. O aviso de licitação consta no Diário Oficial da União do dia 9 de março, e a íntegra do edital está publicada no site www.jfce.jus.br.

Os interessados em participar do certame devem entregar os documentos de habilitação e a proposta de preços na Seção de Licitações da sede da Justiça Federal no Ceará, situada na Praça Murilo Borges, nº 1, Edifício Raul Barbosa, 8º andar, Centro, Fortaleza, às 13h do dia 25 de abril de 2017.

Cidadão Juazeirense

No mesmo dia, no final da tarde, o presidente do TRF5 foi agraciado com o título honorífico de Cidadão Juazeirense pela Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. A proposta, contida na Resolução nº 839, foi de autoria dos vereadores José Nivaldo Cabral de Moura e Glêdson Lima Bezerra, atual presidente da Casa. A homenagem foi entregue pelo prefeito do município, Arnon Bezerra de Meneses.

Presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho, recebe o título de Cidadão Juazeirense. Presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho, recebe o título de Cidadão Juazeirense.

“O dia 9 de março será para mim, a partir de hoje, uma data muito especial. Será lembrada como o dia em que, muito orgulhosamente, me tornei cearense e juazeirense. Considerarei este dia como uma nova data de aniversário, pois é no dia de hoje, pela vontade de povo de Juazeiro, manifestada através de seus dignos representantes, que estou sendo acolhido como filho desta terra e conterrâneo deste povo, altivo e empreendedor”, expressou emocionado o desembargador federal.

Mais imagens 


 

Top