Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região

Evento reúne grandes nomes do universo jurídico e artístico

Música, repente, poesia, literatura, cinema e... Direito. Essa interação aparentemente inusitada será a tônica do Seminário “Direto com Arte”. O evento, promovido pela Justiça Federal no Ceará, será realizado no próximo dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no auditório do edifício-sede da JFCE, com inscrições gratuitas pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Sobre a ideia de reunir assuntos aparentemente diversos, o coordenador do Seminário, juiz federal, poeta e cordelista, Marcos Mairton da Silva, ressalta: “É preciso que o Direito, produto da cultura humana que é, revele não apenas nossos pensamentos, mas também nossos sentimentos. Como a arte.”

A programação trará grandes nomes do Direito e do universo da arte, como o Ministro do Superior Tribunal de Justiça Napoleão Nunes Maia Filho e o repentista Geraldo Amâncio. Dois livros serão lançados durante o seminário: “Inverso Direito”, uma coletânea de poesias de operadores do Direito organizada pelos professores Daniel Giotti e Willis Filho; e “Os Olhos do Coração” escrito pelo juiz federal Augustino Chaves. O cinema estará presente com a apresentação de curtas dos cineastas Márcio Del Picchia e Francis Vale, além da presença dos atores Karla Karenina e Haroldo Guimarães, que fizeram o Brasil inteiro gargalhar nos filmes “Cine Holliúdy” e “Shaolin do Sertão”.

“O principal objetivo é mostrar que o Direito está além da razão humana, alcançando a sua sensibilidade, como as artes”, afirma o juiz federal Marcos Mairton. Ele diz que é inimaginável uma obra artística gerada exclusivamente a partir da nossa racionalidade. “Assim também é com o Direito. Daí se dizer que a palavra "sentença" vem de "sentir", o que nos conduz naturalmente à ideia de sentimento. E sentimento é emoção. É dessa relação entre razão e emoção que pretendemos tratar, a partir da relação do Direito com a Arte”, pontua. O Seminário conta com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe, da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região - Rejufe e da Academis Brasileira de Cultura Jurídica - ABCjuris.

Clique e confira programação completa aqui.

Cartaz Direito com Arte

Top